I Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência.

Publicado em: 27/10/2023 16:42 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Assistência Social

No dia 25 de outubro de 2023, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a Secretaria Municipal de Assistência Social uniram esforços para realizar a I Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. Foi um momento de extrema importância para nosso município e seus habitantes, onde políticas públicas voltadas para a população com deficiência e mobilidade reduzida foram avaliadas e discutidas de forma colaborativa.

Foram elaboradas e deliberadas 15 propostas em 5 eixos temáticos, algumas com alcance municipal e outras estadual, que serão encaminhadas para seus respectivos destinatários em prol das pessoas com deficiência.

O tema central deste ano foi "Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência", com o subtema "Construindo um Brasil mais inclusivo". A palestra, ministrada pela assistente social Joselaine Lima Ferreira, abordou o contexto histórico de inclusão versus exclusão, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a importância de envolver as pessoas com deficiência e/ou seus responsáveis na formulação das políticas, além de discutir a equidade e as potencialidades das pessoas com deficiência, que utilizam os serviços e ações das políticas públicas oferecidas.

Esta ação é parte de um esforço coletivo para garantir o acesso e a eficácia na defesa e garantia de direitos, um processo amplo de diálogo e participação que envolve representantes da sociedade, da gestão pública e as próprias pessoas com deficiência e/ou seus responsáveis.

A abertura do evento foi marcada por três belíssimas apresentações culturais dos alunos da APAE de Indianópolis, alguns dos quais são residentes em nosso município.

Os nossos sinceros agradecimentos a todos os envolvidos, por acreditarem e contribuírem para o sucesso deste evento. Estamos seguros de que estamos avançando em direção a uma cidade, estado e país mais inclusivos para todos os cidadãos.